Proposta: Contribuição de coletivos ambientalistas – 6

Arquivo 6
Esta contribuição é o arquivo 6 que faz parte da sequência de contribuições feitas por uma articulação de coletivos ambientalistas

Continuação temas transversais e outros temas

1. RESÍDUOS E REAVIVAMENTO DO SOLO NA ÁREA URBANA E PERIURBANA
• Integrar a Secretaria Municipal de Educação através das escolas e alunos com as iniciativas que buscam o uso sustentável dos diversos espaços da cidade, como hortas urbanas comunitárias, espaços de produção agroecológica com seus diversos elementos como os polinizadores da flora, compostagem, uso de resíduos orgânicos e reciclagem e assim contribuir com a formação de uma visão mais ampla para questões ambientais.
2. JUVENTUDE NO CAMPO
3. VIABILIDADE ECONÔMICA
• Viabilizar instrumentos e incentivos econômicos, financeiros e tributários para implantação do Plano (Fundo de Agricultura Familiar Urbana, Rural e Periurbana)
• Cadastro das áreas prestadoras de serviços ambientais
• Fortalecimento da gestão das áreas protegidas
• Criação de incentivos financeiros e apoio técnico para RPPN.
4. INTEGRAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS
• Integração do Plano de desenvolvimento Rural Sustentável com o Plano de Desenvolvimento Turístico, Ações do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional, Planos de Desenvolvimento Urbano Integrado
12 ) Educação

• Promover mudanças culturais que permitam sair do atual estágio consumista, individualista e predatório em direção ao bem viver através de um trabalho de Educação formal, informal e não formal, a partir da produção de mídias e materiais didáticos focados na questão da produção com a terra, modo de vida rural, alimentação saudável, conservação da natureza, etc.