Proposta: ARQUIVO 8 – Contribuição relativa às propostas do grupo Terra (Territorialidade Rural e Reforma Agrária) – ESALQ/USP

- A página 40 do programa faz uma análise com a metodologia FOFA (quadro de Fraquezas, Oportunidades, Fortalezas e Ameaças) sobre a produção de grãos municipal. Em seguida há uma série de “Ações propostas”. Além das propostas já presentes, sugere-se possível adição de outras, como:
1) Desenvolvimento de projetos em parceria com Secretaria de Agricultura municipal para a diminuição da utilização de insumos químicos (adubos químicos e agrotóxicos) nas grandes lavouras de grãos, como forma de mitigar impactos ambientais (contaminação da água, morte de abelhas, etc) e ter uma produção mais saudável.
2) Criação de áreas livres de transgênicos, haja visto que essas sementes estão associadas a utilização de agrotóxicos e podem contaminar sementes não transgênicas.
- Sugiro a inserção no plano de algumas políticas públicas agroecológicas inspiradoras a nível municipal, retiradas do estudo “Municípios Agroecológicos e Políticas de Futuro – Iniciativas municipais de apoio à agricultura familiar e à agroecologia e de promoção da segurança alimentar e nutricional” realizado pela Articulação Nacional de Agroecologia (ANA).

Projeto Horta nas Escolas: A Prefeitura de Lins, através da Secretaria de Educação, realiza na Rede Municipal de Ensino um projeto de Educação Ambiental com a implantação das Hortas nas Escolas, desde 2011. Ao todo já são 23 instituições que contam com o projeto, sendo 13 delas com hortas educativas, que acontecem em parceria com o Fundo Social de Solidariedade Municipal e Estadual, CATI – Coordenadoria de Assistência Técnica Integral, Sabesp e APOL – Associação de Produtores e Olericultores de Lins e Região.
Link com materiais de referência: http://consea.sp.gov.br/arquivos/premio/2017/Projeto-Horta-nas-Escolas.pdf https://lins.sp.gov.br/portal/imprimir/5508